8 Motivos para fazer intercâmbio

“Fazer ou não fazer intercâmbio?”, você está se perguntando. No meio de tanta insegurança sobre ir ou não ir para outro país, este artigo surgiu para te mostrar 10 motivos de que, sim, vale a pena fazer intercâmbio. Depois de ler isto, é provável que todas as suas dúvidas sobre essa questão acabem.

Fazer intercâmbio é uma excelente forma de você acelerar seu aprendizado em outra língua entre outras vantagens maravilhosas!

Aprender uma nova língua

O motivo mais apontado como incentivo para fazer intercâmbio é o de aprender uma nova língua. Hoje em dia, estamos acostumados a ver empregos onde é preferencial que o candidato saiba falar inglês. Isso não significa que você não será contratado, mas significa que eles valorizam muito o fato de o trabalhador saber conversar habilmente nessa língua. Isso nos leva ao segundo motivo.

Conseguir melhores empregos

A partir do momento em que você tem uma outra língua em seu currículo, tem mais chances de conseguir se candidatar a uma vaga e não ser dispensado. Há empregos que não demandam isso, mas cada vez mais é requisitado, nas diversas áreas, então falar inglês ou um outro idioma pode dar uma alavancada no seu currículo e na sua carreira.

Aprender na prática

Estando em outro país, você aprende muito mais rápido e de forma mais eficiente, já que está rodeado de pessoas que falam esse idioma. Além disso, tem a questão da necessidade. Se você é novo no inglês, por exemplo, e quer desenvolver seu aprendizado e está em um país onde falam inglês, terá de se exercitar (e muito!). Você saberá que está falando em inglês quando não ficar nervoso e falar de forma natural, sem precisar pensar muito.

Embarcar numa outra cultura

Fazer intercâmbio é conhecer um lugar totalmente novo, bem diferente de como é nas fotos. As experiências desse lugar provavelmente ficarão guardadas com você por toda a vida.

Fazer amigos de diferentes nacionalidades

Fazer novos amigos em lugares diferentes faz parte da habituação à língua falada no local, então além de eles te ajudarem com o idioma, você ainda conhecerá pessoas que não conheceria de outras formas.

Adquirir experiência

Essa experiência é sobre vários âmbitos da nossa vida. Quando você faz intercâmbio, volta como uma pessoa mais preparada, com a mala cheia de aprendizados e conquistas. E lembranças.

Conquistar a independência

Muitas pessoas que fazem intercâmbio são inseguras e dependentes em algum grau, mas isso muda a partir do momento em que ela desenvolve mais responsabilidade em um país tão novo, onde pode não conhecer ninguém, onde terá de se virar sozinho.

Aprender a lidar com a distância

Talvez não seja o que vocês mais gostariam de ver aqui, mas é verdade que as pessoas costumam aprender algumas coisas quando são privadas delas. Se você vive com sua família e sempre fala com seus amigos, mas quer fazer intercâmbio, precisará aprender a lidar com a distância e com o sentimento de saudade.

Espero que o artigo telha lhe ajudado. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *