Intercâmbio de Graça

Intercâmbio de Graça – Bolsa, Graduação, Como Funciona

“Oi? Será que eu ouvi direito? Bolsa de estudos e graduação no exterior de forma totalmente gratuita?” Sim, ouviu sim, e neste artigo você vai descobrir mais sobre os programas que conseguem te ajudar a ir para fora com o objetivo de estudar. Nem preciso perguntar se você está curioso, não é mesmo? Então, vamos começar logo.

Intercâmbio de Graça
Intercâmbio de Graça

Intercâmbio no Ensino Médio?

Sim, é possível. Se você já quer enriquecer seu currículo apresentando a experiência de que estudou parte ou totalmente o Ensino Médio em outro país, você tem essa possibilidade. Para essas pessoas que têm esse interesse, há programas como o da ONG ANS, que destina vagas de Ensino Médio no exterior para pessoas que não têm condições financeiras para estudar fora sem ser por meio de uma bolsa.

A ANS vai cobrir as despesas da emissão do visto, a passagem de ida e volta para os Estados Unidos, a hospedagem e a alimentação em uma casa de família, o transporte para a escola e os materiais didáticos, além do seguro-saúde. Quer mais? O estudante que estuda por esse projeto ainda recebe uma ajuda mensal de US$ 120,00.

Tem também o United World Colleges, que é um conjunto de colégios internacionais que recebem estudantes de outros países, do primeiro ou segundo ano do Ensino Médio e que tenham de 15 a 18 anos.

E também tem para a graduação?

Sim, e para a pós também. Para conseguir, você pode tentar de duas formas. Na primeira, você vê se a sua universidade faz parcerias com outras do mundo, os convênios. Algumas universidades brasileiras têm parcerias fora. O outro modo é por meio de bolsas oferecidas por empresas, organizações e governos. Tem programas ligados ao Banco Santander que concedem ajuda financeira para intercâmbios de graduação com duração de até seis meses.

Há bolsas de graduação completa, que são dadas por universidades estrangeiras, e há as bolsas para atletas, para quem é bom em esportes.

Você também pode fazer um processo seletivo por meio de entidades como a Fundação Carolina, que te ajuda a estudar na Espanha. Todos os benefícios podem ser inclusos. Pesquise também sobre o programa Fulbright dos Estados Unidos, porque ele oferece bolsas de graduação, mestrado e até doutorado e pós-doutorado. Há algumas observações que dizem respeito aos colégios e aos cursos, e tudo isso tem de ser avaliado pelo interessado. Tem também o programa Chevening, no caso do Reino Unido, que contempla brasileiros em todas as áreas. Certamente vale a pena dar uma olhada.

Tenho certeza de que todas essas dicas vão te ajudar a encontrar um melhor caminho para o seu intercâmbio. Neste site, contamos com diversos outros artigos sobre o tema, que certamente são do seu interesse. Obrigado pela atenção, boa sorte e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *