Intercâmbio de Trabalho Voluntário

Intercâmbio de Trabalho Voluntário

Já pensou em viajar para outro país e trabalhar como voluntário, onde você poderá se unir a causas e ajudar quem precisa? Indo para algum país com esse fim proporciona benefícios tanto ao voluntário quanto às pessoas/o lugar que ele ajuda. Neste artigo, explicaremos sobre algumas agências de intercâmbio que fazem seleção para voluntários em outros países, os países disponíveis nessa modalidade de intercâmbio, além de todos os benefícios de ser um voluntário. Quer conhecer tudo isso? Acompanhe o artigo.

Intercâmbio de Trabalho Voluntário
Intercâmbio de Trabalho Voluntário

Onde o voluntário atuará

O voluntário poderá atuar em países como África do Sul, Sri Lanka, Namíbia, Índia e Tailândia, além de alguns outros, dependendo da agência que escolher para se voluntariar. Ele pode atuar na área de esportes, social, ambiental e saúde. Algumas agências exigem que o candidato tenha pelo menos o inglês intermediário, enquanto outras não exigem nada além de disposição e vontade em ajudar.

Trabalhando como voluntário nessas agências, você não precisa pagar para trabalhar, mas paga uma taxa para receber a assistência do programa. É possível que você esteja um pouco mais desanimado agora que soube disso, mas o voluntariado nesses países te traz inúmeros benefícios, que serão falados em seguida.

Benefícios

Uma série de benefícios é conseguida com o trabalho voluntário nesses países, principalmente pelo fato de que você vai se envolver em uma cultura e em um local totalmente novos. Os benefícios são:

  • Ter uma experiência de viagem exterior fora do comum, e essa experiência diz respeito a duas coisas. A primeira delas é a questão das atividades, enquanto a segunda é a questão dos destinos.
  • Você estará contribuindo para uma causa na qual acredita, fazendo um real bem para essas pessoas e para o ambiente, e provavelmente se sentirá gratificado por ajudar quem precisa. O bem que você faz, faz bem a você também.
  • Fazer amigos que lutam pela mesma causa que a sua.
  • Seu currículo será mais valorizado, dando a você experiência pessoal e profissional.
  • A maior parte dos voluntários aproveita para fazer turismo, o que é permitido, e lá você vai receber indicações de lugares para visitar.
  • Ainda é possível fazer um curso de idioma que estará combinado com o programa. A experiência, no geral, pode te ajudar a aprender ou melhorar o aprendizado de alguma língua.

O que está incluso

Bem, o que está incluso é diferente dependendo da agência que você consultar, mas geralmente você vai encontrar benefícios como:

“Seleção e triagem do projeto para realizar o programa

Colocação no projeto escolhido

Acomodação e refeições durante o período do programa (verificar detalhes no descritivo do projeto)

Transfer de Chegada

Suporte local 24 horas das organizações internacionais e da CI no Brasil

Treinamento/Orientação Inicial

Doação para o projeto escolhido*

Certificado de participação no programa

*Verifique os detalhes no descritivo do projeto, pois nem todos incluem esses serviços.”

(Texto entre aspas retirado do site www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/trabalho-voluntario.)

Veja abaixo vídeo sobre Intercâmbio de Trabalho Voluntário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *