Intercâmbio pelo Governo

Intercâmbio pelo Governo

Atualmente, o intercâmbio está mais acessível. Estudantes de todas as partes do Brasil conseguem fazer um curso de idioma no exterior, às vezes com todas as despesas pagas pelo governo, e recebem diversos benefícios para os ajudar nessa jornada. Então, muitos que antes apenas sonhavam em fazer intercâmbio, porque não tinham dinheiro para isso, conseguiram por meio de programas do governo. Hoje, é possível e você vai saber como.

Intercâmbio pelo Governo
Intercâmbio pelo Governo

Intercâmbio pelo Governo

Governo brasileiro

Neste artigo, vou apresentar dois órgãos governamentais e um programa brasileiros que seleciona jovens para estudar fora do Brasil, com bolsas de até 100%. O primeiro deles é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) www.capes.gov.br, cujas informações mais importantes você pode ver abaixo:

  • Faz parcerias com outros programas de outros países, para ingressar o estudante em uma instituição de ponta por bolsa parcial ou integral;
  • Atua por exemplo no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e França, além de muitos outros países.

No segundo órgão, temos o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cnpq.br, que também oferece bolsas de graduação, mestrado e mestrado profissional, de doutorado e pós-doutorado no exterior. O CNPq dá bolsas para as melhores universidades do Brasil e do exterior, nos campos de pesquisa científica e tecnológica. Informações:

  • O público alvo são jovens de ensino médio ou superior, em nível de pós-graduação, que queiram atuar na pesquisa científica, além de especialistas para atuarem em empresas e centros tecnológicos.

Temos também o Ciência Sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br), que é o programa brasileiro que mais dá bolsas para fora. Ele é bastante conhecido e você já deve ter ouvido falar dele em algum lugar. É um programa que concede bolsas para as áreas de exatas e biológicas. No site, você tem a chance de verificar o valor das bolsas em diferentes modalidades de estudo, além de outras informações importantes.

Governos de outros países

Não é só por meio do governo brasileiro que você pode conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Procure por programas como o Fulbright (fulbright.org.br), que oferece bolsas para alunos de pós-graduação, artistas e jovens profissionais interessados em estudar nos Estados Unidos.

Tem o programa Orange Tulip Scholarship Brazil (www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/orange-tulip-scholarship), da Holanda, que dá bolsas de estudo especificamente para brasileiros. As bolsas são para graduação, MBA ou mestrado, e os cursos são ministrados na língua inglesa, então você não precisa saber falar holândes. Há opções para diversas áreas, então vale a pena dar uma pesquisada.

A última que vamos falar hoje são as bolsas do programa Chevening (www.chevening.org/brazil), do Reino Unido. Várias instituições ótimas participam, como a Oxford e a Durham. O valor da bolsa dá mais de 60 mil reais. Vale a pena se informar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *