Onde morar durante o Intercâmbio – Albergue ou Casa de Família?

Essa é a dúvida que passa na cabeça de muitas pessoas que farão intercâmbio, porque terão de escolher o local onde irão morar por algum tempo. É quase como quando você vai se mudar de casa, exceto pelo fato de que não há a opção de uma casa só para você. Então vem a dúvida se você deve ficar em um albergue ou em uma casa de família, e neste artigo você verá os prós e contras, a fim de ficar mais fácil de você escolher. Vamos lá?

Casa de família

Vamos começar falando sobre a casa de família, todas as particularidades, prós e contras. Depois, passaremos para o albergue. Na casa de família, podemos encontrar:

  • Um ambiente mais agradável para quem está viajando pela primeira vez, afinal, você não está em um espaço cheio de pessoas, onde perderá sua privacidade.
  • A casa de família é um ambiente onde você consegue descansar e se concentrar melhor depois do seu trabalho ou então quando precisa fazer provas da escola.
  • É conhecido que muitas pessoas que fazem intercâmbio conseguem desenvolver laços profundos e reais com a família anfitriã. Os chamados pai, mãe e irmãos “postiços” podem desenvolver laços muito agradáveis com você. Eles futuramente até poderiam vir para o Brasil, para te visitar. Acontece com alguma frequência.
  • Pense na ideia de viver em um modelo familiar parecido com o seu, de mesma estrutura. Isso pode te trazer mais conforto e segurança.
  • A família anfitriã mora lá, então pode te indicar os melhores e os mais baratos restaurantes, padarias, lanchonetes e tudo mais.
  • Há as regras, e esse pode ser um ponto negativo. As famílias geralmente impõem regras, como hora de chegada e as tarefas que devem ser feitas pelo estrangeiro. Cada família pode ou não implementar algumas regras, então saiba que você normalmente saberá de tudo antes da viagem.
  • Você também não pode receber visitas ou levar amigos sem falar com os moradores. Pode acontecer de você não conseguir ficar numa família legal, mas isso não é muito comum.

Albergue

  • O albergue é um lugar onde várias pessoas moram, então a troca de experiências com muitas pessoas é praticamente garantida.
  • Você pode ter problemas com privacidade, já que muitas vezes você tem que dividir o quarto com várias pessoas.
  • Pode haver problemas de furtos, pelo mesmo motivo dito acima. Infelizmente acontece em alguns lugares.
  • No albergue, é aumentada a sensação de novidade, e esses estranhos podem vir a ser seus colegas de quarto, pessoas com quem você se importa e em quem confia.
  • Esses colegas podem criar tanta intimidade contigo que podem te visitar no Brasil.

O que você mais deve ter em mente são suas necessidades. Se você sente que precisa de um ambiente com mais pessoas, pessoas da sua idade e com muitas outras experiências, pode ser legal ficar em um albergue. Mas, se você preza pela privacidade, a melhor opção deve ser uma casa de família.

Casa ou Apartamento

Essa opção pode ser um pouco mais cara porém tem suas vantagens. Cidades que tendem a receber muitos estudantes costumam ter muitas opções de apartamentos de diferentes modalidades, do mais simples ao mais sofisticado. As cidades ao redor também disponibilizam algumas opções mais em conta do que nas principais cidades.

Onde morar durante o Intercâmbio
Onde morar durante o Intercâmbio

Prós: Essa sem dúvida é uma das melhores escolhas visto que seria basicamente um apartamento próprio alugado. Para baratear os estudantes costumam dividir o apartamento com outras pessoas, podem se conhecidos ou mesmo desconhecidos que anunciam quartos disponíveis no Apartamento ou Casa para outros estudantes à procura de algo mais privado.

Contra: O principal problema é justamente a convivência com outras pessoas. Alguns casos (raros por sinal) pode haver conflitos entre os estudantes que moram no apartamento e discordam de certas atitudes ou na divisão de gasto.

Você pode fazer a pesquisa de apartamentos ou casos através do AirBnb, site onde pessoas que tem casas vagas dispõe delas para locação por dias ou temporadas, vide regras do anúncio. Geralmente as casas por esse App já estão mobiliadas e com todos os utensílios domésticos necessários para moradia, é só chegar, pagar e morar.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado na sua decisão. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *